extra-img

Lago Malawi

Lago Malawi

   Lago Malawi


O Lago Malawi é um dos grandes Lagos Africanos e está localizado no Vale do Rift entre o Malawi (a oeste e a sul), Tanzânia (norte e leste), Moçambique (leste). Com uma orientação norte/sul, o lago tem 560km de comprimento, 80km de largura máxima e uma profundidade máxima de 760m, é o 9º lago em extensão no mundo e o 3º maior lago de África.

Em Moçambique e na Tanzânia o lago é conhecido por Lago Nyasa e Niassa, respectivamente. Na língua Chinyanja, falada na orla Moçambicana do lago, Niassa significa lago, tal como o próprio nome do povo que usa aquela língua os Nyanjas. Em Chichewa uma das línguas do Malawi a palavra malawi significa o nascer do sol visto que, estando a ocidente do lago, é dessa forma que os Malawianos vêem nascer o dia sobre o lago. O Lago Malawi é o lago situado mais a sul em comparação com os outros lagos que compõem o complexo denominado de Great Rift Valley de África. A sua formação deu-se por meio de fenómenos sísmicos e vulcânicos entre 1 ou 2 milhões de anos. Esses mesmos fenómenos proporcionaram a movimentação do solo e por consequência rachas no mesmo, originando a formação do lago. Primeiramente a sua dimensão era menor, mas posteriormente teve um aumento de largura e por final ocorreu um aumento do seu comprimento.

Biologia do Lago

O Lago Malawi é conhecido pela sua fauna diversificada, estando a responsabilidade da sua conservação e gerência atribuída a organismos internacionais. Actualmente é considerado património mundial da Unesco.

Actualmente o lago é povoado por mais de 1000 espécies e são endémicos do lago 49 géneros da família Cichlidae. Estudos actuais apontam para a existência de muitas espécies por identificar que habitam em águas profundas. A quantidade de espécies encontradas no lago é a maior em relação a qualquer outro lago do mundo. Para se ter uma ideia, a diversidade de espécies encontradas no lago é maior do que as espécies de água doce encontradas na Europa e América do Norte, tendo 30% dos ciclídeos conhecidos em todo o mundo.

 

 

 

 

 

  •  

  •